Governo do Estado de São Paulo

Secretaria da Fazenda e Planejamento





Dicas para o dia da prova


Você vai realizar uma prova de concurso público estadual? Veja 10 dicas para evitar transtornos e fazer uma boa prova.

1. Leia com muita atenção o edital de abertura das inscrições Parece óbvio, mas não é. Muitos candidatos ainda se inscrevem para concursos públicos sem uma leitura atenta do edital de abertura das inscrições. O edital é a lei do concurso, portanto, deve ser conhecido e entendido pelo candidato. Para tanto, ler e reler o edital e suas instruções especiais é o primeiro passo para a realização de um concurso público.

2. Faça um resumo do edital Um edital muitas vezes é extenso, pois traz informações gerais sobre o concurso público e a nomeação ou admissão do candidato. Assim, uma boa dica é o candidato elaborar um resumo com o que é importante para o cargo ou emprego público para o qual irá concorrer. O resumo vai facilitar a vida do candidato que buscará informações de forma muito mais fácil. As principais informações que não podem faltar em nenhum resumo:

- agenda de todo o concurso público e suas etapas;
- relação das etapas do concurso e seus respectivos critérios de avaliação;
- telefone e endereço de contato da organizadora;
- data prevista da prova;
- região de aplicação da prova.


3. Acompanhe com regularidade as publicações referentes ao concurso As instruções especiais publicadas com o edital de abertura das inscrições muitas vezes sofrem alterações. O candidato deve ficar atento para não ser pego de surpresa. É fundamental acompanhar o andamento do concurso público com regularidade - a cada dois dias, uma vez por semana - a fim de garantir que esteja sempre atualizado. Para facilitar a vida do candidato o Governo do Estado de São Paulo disponibiliza o Portal de Concursos Públicos do Estado de SP (www.concursopublico.sp.gov.br). Nele o candidato poderá acompanhar o andamento do seu concurso público de modo fácil e ágil.

4. Crie um checklist de coisas a fazer Em momentos de stress é muito difícil se lembrar de importantes-pequenas-coisas. Não é incomum um candidato que irá prestar uma prova de concurso público se esquecer de levar caneta ou a anotação do endereço do local de prova. Uma ferramenta muito eficaz para evitar tais problemas é criar um checklist de coisas a fazer. Nele você lista tudo que precisa fazer e levar para a prova. Até mesmo aquele lanche que você pode comer durante a prova. Os lanches rápidos também são outra ferramenta importantíssima. Prepare alguma coisa saudável em casa para comer durante a prova, como um sanduíche natural ou uma barra de cereais. E não se esqueça da água! Ficar muito tempo sem se alimentar pode até causar desmaios, o que não seria nada agradável nessas horas de concurso.

5. Conheça o local de prova Muitas vezes o local de prova não é do cotidiano do candidato. Assim, recomenda-se que um dia antes da prova faça-se uma visita ao local, para conhecer o entorno. Importante também conhecer a melhor forma de chegar ao local, observando as possibilidades de transporte público. Uma boa forma de ajudar a se localizar é consultar o mapa da região (https://www.google.com.br/maps). Alguns deles projetam inclusive a previsão de tempo de deslocamento de sua residência ao local de prova. Contudo, uma advertência: em dias de provas de concursos - principalmente os de grande procura - o trânsito nas imediações costuma aumentar, o que pode gerar uma demora maior para chegar ao local de prova.

6. Tenha em mãos os comprovantes de inscrição e de pagamento e a convocação para a prova Sempre guarde consigo os comprovantes de inscrição e de pagamento da taxa de inscrição. O documento de convocação para a prova deve ser levado no dia do concurso - mais um item do seu checklist. Em caso de não encontrar o seu nome na lista das salas você poderá procurar o coordenador de aplicação de provas e solicitar providências.

7. Planeje seu dia de prova Um dos itens mais importantes de nossas dicas. Planeje seu dia de prova, com antecedência. No dia de prova é importante você estar tranquilo, por isso se atente para os seguintes pontos:

- não passe a noite estudando. Procure relaxar e dormir cedo para aproveitar o sono e descansar a mente e o corpo;
- faça uma alimentação leve e saudável, para evitar mal estar no momento da prova;
- planeje chegar ao local de prova com pelo menos 1 hora de antecedência. Este tempo a mais garante tranquilidade e diminui o risco de se atrasar para a prova;
- confira o seu checklist para ter certeza que não está esquecendo nada;
- se for de transporte, avalie o melhor meio (metrô ou ônibus).


8. Use roupas leves e confortáveis No dia de prova vista roupas confortáveis, adequadas para o clima do dia. Roupas pesadas, principalmente em dias de calor, podem gerar mal estar ao candidato. Opte por tênis e deixe o sapato em casa, em especial as mulheres. Mas, acima de tudo, lembre-se, isto é uma dica, o importante é você se sentir bem à vontade..

9. Leve sempre caneta reserva Lembre-se sempre de consultar o edital e verificar qual o material obrigatório que o candidato deverá levar. Em sua grande maioria são apenas canetas esferográficas - azul ou preta - com corpo transparente. Como é sempre bom evitar problemas, recomendamos que sempre leve uma caneta reserva, no caso da sua caneta falhar.

10. Material exigido para a prova é especificado no edital É comum na porta dos locais de aplicação de prova cartazes dizendo que os candidatos devem levar lápis, borracha, régua, caneta de uma cor específica, etc. Estes anúncios são colocados por ambulantes que, contando com a ansiedade dos candidatos, aproveitam o momento para ampliar suas vendas. Lembre-se: o único material obrigatório que será exigido é divulgado nas instruções especiais do edital de abertura das inscrições. Se você seguiu todas as dicas acima listadas não irá se preocupar com estas informações falsas.